Image by Levi Midnight

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

StanislasDehaene2012.jpeg

Stanislas Dehaene

Palestra de abertura

Como aprendemos: os quatro pilares da aprendizagem eficiente

Sobre o palestrante

Neurocientista, professor do Collège de France e diretor da Unidade de Neuroimagem Cognitiva do Instituto Nacional de Saúde e da Pesquisa Médica da França.

ghislaine dehaene 2.jpg

Ghislaine Dehaene-Lambertz

Palestra 

Da linguagem oral à escrita: por que aprender a ler deveria ser fácil?

Sobre a palestrante

Médica pediatra, ela é pesquisadora do Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS, na França) e líder do Laboratório de Neuroimagem do Desenvolvimento do INSERM, Neurospin e Universidade Paris-Saclay. Seu objetivo é entender como as funções cognitivas complexas emergem no cérebro humano, determinando as funções primitivas acessíveis a um cérebro infantil para processar palavras e outros conteúdos no início da vida. Além disso, ela se pergunta como os vieses iniciais na organização cerebral são moldados pelo mundo ao redor e pela cultura.

Caroline Fitzpatrick.jpeg

Caroline Fitzpatrick

Palestra

The impact of digital media on children: risks and opportunities

Sobre a palestrante

Caroline Fitzpatrick is an associate professor of child development at Université de Sherbrooke and an invited researcher with the department of childhood education at the University of Johannesburg. She currently holds a Tier 2 Canada Research Chair on Digital Media Use by Children and Its Implications for Promoting Togetherness: An Ecosystemic Approach.  To date she has earned over 1 million CND$ in research funds. Her work has been published in journals such as Pediatrics and the International Journal Obesity and has been cited by the Canadian Paediatric Society.

Foto Goldin.jpeg

Andrea P. Goldin

Palestra de encerramento

Como as atividades de sala de aula podem estimular a cognição?

 

A fala será destinada a professores e cientistas e abordará como professores dos ensinos infantil e fundamental podem incluir pequenas mudanças em suas atividades corriqueiras de sala de aula para proporcionar às crianças também uma oportunidade de estimulação cognitiva.

Sobre a palestrante

Curiosa sobre a vida e seus mecanismos secretos, Andrea Goldin se formou em Ciências Biológicas e depois fez doutorado em Ciências Fisiológicas, ambos na Universidade de Buenos Aires. Hoje, é pesquisadora do CONICET e, no caminho da neurociência, combina pesquisa com educação e extensão, convencida de que todos somos (ou podemos ser) cientistas. Suas linhas de trabalho, enquadradas na neurociência educacional, incluem: desenvolvimento e treinamento cognitivo (cujo maior expoente é a ferramenta educacional Mate Marote), cronobiologia da educação, transferência de aprendizado lógico-matemático e ensino do pensamento crítico.

Image by Levi Midnight

PALESTRANTES NACIONAIS

adriana-araujo.JPG

Adriana Araújo

Sobre a palestrante

Professora de Educação Infantil na Rede Pública de Ensino de São Bernardo do Campo. Docente de Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia na Faculdade CENSUPEG. Fisioterapeuta com 10 anos experiência prática em Fisioterapeuta aplicada a Neurologia Infantil. Mestra em Neurociências e Cognição (UFABC), Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica (CENSUPEG), Psicomotricidade, Metodologias Ativas, Educação Especial Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Educação Infantil, Psicopedagogia Institucional, Fisiologia Humana (FMABC), Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil (UNICAMP). Membro do GEANM (Grupo de Estudos de Aspectos Neuropsiquiátricos e Motricidade) da UFABC, realizando estudos preparatórios para o Doutorado em Neurociências e Cognição com o tema Estimulação Psicomotora na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento global da criança e para a alfabetização.

Alexandre Lucas de Araújo Barbosa

Sobre o palestrante

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2017), Especialização em Linguagem pela Faculdade Novo Horizonte (2019) e Mestrado em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2019). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, na linha de pesquisa "Saúde, Trabalho e Desenvolvimento". Pesquisador do Laboratório LEIA - Linguagem Escrita, Interdisciplinaridade e Aprendizagem desde o ano de 2016, com enfoque no atendimento de crianças e adolescentes de crianças e transtornos de aprendizagem. Experiência nas áreas de linguagem oral e linguagem escrita, com interesse nos seguintes temas: desenvolvimento da linguagem oral, aprendizagem da leitura e escrita, transtornos específicos de aprendizagem, educação, identificação precoce das alterações nas linguagens oral e escrita; validação de instrumentos. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1493-3429.

Alexandre Lucas de Araújo Barbosa.gif
Aline Elisabeth Pereira.jpg

Aline Elisabete Pereira

Sobre a palestrante

Graduada e Mestre em Letras/Português (2002 - 2010) e Doutora em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) (2021), sob orientação da Profa. Dra. Rosângela Gabriel. Realizou doutorado-sanduíche na Ohio State University (OSU), no Crane Center for Early Childhood Research and Literacy, em Columbus (OHIO), sob supervisão da Profa. Dra. Laura M. Justice, por meio do PDSE Capes Edital 47/2017 (2018-2019). Atualmente está realizando estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Linguística, na Universidade Federal da Paraíba (FAPESQ - PB), sob supervisão do Prof. Dr. Jan Edson Leite. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq/Unisc, do Grupo de Pesquisa em Linguística e Cognição CNPq/UFPB e membro da Society for the Scientific Study of Reading (SSSR). Tem experiência na área de Letras/Linguística e atua em subáreas como aquisição da linguagem, leitura compartilhada de livros e seus efeitos no desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças durante a primeira infância, literacia emergente, aprendizagem da leitura, neurociência e leitura, entre outras.

Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno

Sobre a palestrante

Mestre e Doutora em Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco- USF. Atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema) e Professora da Graduação e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia e Atenção em Saúde da Unifacid (Teresina- Piauí).  Membro do Grupo de trabalho de Pesquisa em Avaliação Psicológica da ANPEPP.

Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno.jpg
Ana Luiza Neiva Amaral.JPG

Ana Luiza Neiva Amaral

Sobre a palestrante

Pedagoga, psicopedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) com experiência de mais de 30 anos no campo da educação. Atualmente, é especialista do Serviço Social da Indústria (SESI) onde coordena estudos e pesquisas no campo da Educação. Autora do livro Mapa da evolução da aprendizagem no Brasil e coautora do livro A complexidade da aprendizagem: destaque ao Ensino Superior.

Andriely dos Santos Cordeiro

Sobre a palestrante

Doutoranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento, pelo Programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento pelo PPGNeC. Psicóloga pela UFPB. Membro do Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP) da UFPB.

Andriely dos Santos Cordeiro.jpg
Ariane Simão de Souza.jpg

Ariane Simão de Souza

Sobre a palestrante

Professora alfabetizadora na rede municipal de Canoas/RS. Formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). É especialista em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018). Integra a Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) e está em fase de conclusão da especialização em Alfabetização e Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Bianca Spina Stadnik

Sobre a palestrante

Sou professora, neurocientista, apaixonada pelo desenvolvimento infantil, pelos processos de ensino e aprendizagem. Mestra em Neurociências e Cognição pela UFABC, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Pedagoga, especialista em Educação especial, Psicopedagoga, Psicomotricista, Mediadora de Aprendizagem certificada pelo Instituto Feuerstein e amiga da Rede CpE. Sou paulistana, trabalho na Rede Municipal de Ensino, em uma unidade de Educação Infantil, faço atendimento clínico para pessoas com deficiência, dificuldades e transtornos de aprendizagem. Trabalho também com implementação da comunicação alternativa, intervenção cognitiva e cursos de formação.

Bianca Spina Stadnik.jpg
Barbara-Luzia-Covatti-Malcorra-2.png

Bárbara Luzia Covatti Malcorra

Sobre a palestrante

Doutora e Mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciada em Letras com habilitação Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENP). Experiência na área de psicolinguística, com foco na linguagem e cognição em adultos idosos típicos e com declínio cognitivo (como na Doença de Alzheimer), verificando o papel da educação e hábitos de leitura e escrita como protetor cognitivo. Atualmente, tem interesse no aprendizado da leitura em crianças em estágio de alfabetização.

DANIELA CID DE GARCIA.png

Daniela Cid de Garcia

Sobre a palestrante

Daniela Cid de Garcia é professora adjunta de inglês no Departamento de Anglo-germânicas da Faculdade de Letras, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós Graduação em Linguística (UFRJ). Coordena o Laboratório de Psicolinguística Experimental (Lapex) e é membro do Laboratório de Línguas de Sinais e Orais em Psicolinguística e Aquisição (SOPA). Doutora em Linguística pela UFRJ (bolsista CAPES) e mestre em Linguística pela UFRJ (bolsista Capes).  Foi pesquisadora visitante (CAPES-Fulbright) no Laboratório de Neurolinguística da Universidade de Nova York (NYU).  Pesquisa e orienta pesquisas sobre reconhecimento visual de palavras, leitura e bilinguismo.

Cristiane Ely Lemke

Sobre a palestrante

Doutoranda em Psicolinguística pela UFRGS, Mestre em Linguística Aplicada. É coordenadora pedagógica da Unidade Oswaldo Cruz e assessora do Currículo Bilíngue da IENH. Atua também como professora em cursos de extensão e pós-graduação na Faculdade IENH. Tem experiência como professora há mais de 20 anos, com crianças de diferentes faixas etárias, tanto no ensino regular quanto com educação bilíngue. Entre seus interesses de pesquisa estão educação bilíngue, bilinguismo e cognição, biliteracia, inglês para crianças e aquisição de segunda língua.

Cristiane Ely Lemke.jpg
Erica dos Santos Rodrigues.jpeg

Erica dos Santos Rodrigues

Sobre a palestrante

Professora do Departamento de Letras da PUC-Rio, membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Possui Doutorado em Letras pela PUC-Rio (2006), com tese na área de Psicolinguística. Integra a equipe do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e o Grupo Interdisciplinar de Neurociência e Cognição (INCog) - PUC-Rio. É pesquisadora de produtividade do CNPq e pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Desenvolve pesquisas com foco na relação processamento-gramática e estudos em interface com a área Clínica (linguagem no envelhecimento) e com a área de Educação (Leitura e Escrita).

Evely Boruchovitch

Sobre a palestrante

Evely Boruchovitch é psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles, Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Coordenadora da Linha Psicologia e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-Unicamp. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp) da Unicamp. Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação -CpE.  Bolsista de Produtividade do CNPq 1B.

Evely Boruchovitch.png
Gabriella Koltermann .jpeg

Gabriella Koltermann

Sobre a palestrante

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG/UFRGS).

Isabella Starling Alves

Sobre a palestrante

Isabella Starling-Alves é psicóloga (UFMG), mestre em neurociências (UFMG) e PhD em psicologia da educação (UW-Madison). Atualmente, atua como pesquisadora no Instituto Alfa e Beto e professora na Doctum e no PPG da PUC-Minas. Sua pesquisa integra métodos comportamentais e de neuroimagem para investigar como as crianças aprendem e como a educação pode ser melhorada.

Isabella Starling Alves.jpg

Janaina Weissheimer

Sobre a palestrante

Janaina Weissheimer é professora associada no Departamento de Línguas Estrangeiras da UFRN, membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem e colaboradora do Instituto do Cérebro da UFRN. Possui doutorado em Letras Inglês pela UFSC e realizou estágio pós-doutoral em Neurociências no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na UCSD. Seus interesses de pesquisa envolvem o estudo dos correlatos neurais e cognitivos da aprendizagem e do processamento da linguagem. É pesquisadora do CNPq e membro da coordenação da Rede Nacional de Ciência para Educação.

Janaina Weissheimer.JPG
Leonor Bezerra Guerra.jpeg

Leonor Bezerra Guerra

Sobre a palestrante

Médica, neuropsicóloga, mestre em Fisiologia e doutora em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de Neuroanatomia no Departamento de Morfologia e no Programa de Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Coordenadora do Programa de Extensão NeuroEduca, pioneiro na formação de professores no campo da Neurociência. Autora do livro Neurociência e Educação: como o cérebro aprende.

Lilian Cristine Hübner .jpg

Lilian Cristine Hübner

Sobre o palestrante

Lilian Cristine Hübner é doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estudos de pós-doutoramento na interação entre processamento linguístico-cognitivo, bilinguismo e envelhecimento. É professora adjunta da PUCRS nos cursos de Graduação em Letras Português e Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) - Linguística e integra a equipe de Coordenação do PPGL. Coordena o Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENP) da PUCRS/CNPq. É pesquisadora associada e membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE). Coordena o GT de Psicolinguística da ANPOLL (2021-2023). É bolsista de Produtividade em Pesquisa e recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho na área de Letras, Artes e Linguística FAPERGS (2021). Desenvolve pesquisas na área de psicolinguística e neurolinguística, incluindo temas como avaliação e estimulação da linguagem, bi/multilinguismo, linguagem no envelhecimento típico e em quadros de declínio cognitivo e de acidente cerebral vascular, com ênfase no processamento semântico e discursivo, em especial na leitura.

Márcio Martins Leitão .jpg

Márcio Martins Leitão

Sobre o palestrante

Márcio Martins Leitão é doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e possui Pós-doutorado em Psicolinguística pela Universidade de Lisboa (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordena o LAPROL - Laboratório de Processamento Linguístico e é bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1D (CNPq). Além disso, foi coordenador do GT de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2013-2014, coordenador da Comissão Científica em Psicolingguística e Neurolinguística da ABRALIN em 2021 e é membro da Rede de Ciência para Educação - REDE CpE. É editor-chefe do site de divulgação científica Linguisticamente Falando (https://www.linguisticamentefalando.com/). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da correferência, processamento anafórico, processamento linguístico em interface com as áreas de Saúde e Educação. Tem interesse também na interface entre processamento linguístico e bilinguismo, além da divulgação científica. http://lattes.cnpq.br/2937822048370599

Marcus Antonio Rezende Maia

Sobre o palestrante

Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern California - USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York - CUNY (2003-2004). Foi professor visitante no Language Acquisition Research Center da University of Massachusetts, Amherst (2012), e no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia (2017). Atualmente é professor titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1B (CNPq) e foi Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).É presidente da International Society of Applied Psycholinguistics -ISAPL (2021-2024) e Conselheiro da Abralin (2020-2024).  Pesquisa sobre processamento sintático, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas.  Publicou cerca de oitenta artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, além de livros e capítulos.

Marcus Antonio Rezende Maia.jpg

Marisa de Lourdes dos Santos de Mello

Sobre o palestrante

Formada em Pedagogia- Universidade do Contestado - Caçador - SC

Pós gradua em Pedagogia Terapêutica - Universidade TUIUTI - Curitiba - PR

Neuropsicopedagogia - Universidade CENSUPEG - Balneário Camboriú - SC

Pós graduanda e Análise aplicada do Comportamento - IEPSIS - São Paulo - SP

Mestre em Ciências da Educação, Educação especial nos domínios cognitivo e motor pela Universidade Fernando Pessoa Porto - Portugal

Marisa de Lourdes dos Santos de Mello_edited.jpg

Sobre a palestrante

Mirela C. C. Ramacciotti.jpeg

Mirela C. C. Ramacciotti

Sobre a palestrante

Mirela C. C. Ramacciotti é advogada, professora e tradutora.Tem na Educação sua área de mergulho e atuação. É doutoranda no Programa de Distúrbios da Linguagem do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP onde participa do Ambulatório NEPALI

 

(Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência Linguagem Infantil) sob a coordenação da Profa. Dra. Marina Puglisi.

Natália Bezerra Mota

Sobre a palestrante

Psiquiatra e neurocientista (mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Instituto do Cérebro UFRN), atualmente é professora da Faculdade de Medicina, Instituto de Psiquiatria, UFRJ. Foi pioneira internacionalmente reconhecida no recente campo da psiquiatria computacional, desenvolvendo algoritmos computacionais para análise do discurso, aplicando estratégias para rastreio e seguimento de sinais de sofrimento mental (principalmente em psicoses, demências, efeitos agudos da pandemia do COVID-19), desenvolvimento cognitivo e aprendizado (aquisição de leitura e bilinguismo), e análises de relatos de sonhos e correlatos eletrofisiológicos. Membro da Schizophrenia International Research Society (SIRS), no comitê da rede Discourse in Psychosis, alumni da LASchool for Education. Vencedora e indicada a prêmios nacionais e internacionais (destaca indicação pela revista científica Nature - Inspiring Scientist em 2019, e lista da revista Forbes em 2020). Atualmente, Natália é a Cientista-chefe da Motrix Techknowledge, uma startup focada no desenvolvimento uma nova experiência de aprendizagem híbrida, onde ela desenvolve soluções baseadas em neurociência computacional fortemente integradas em currículos multidimensionais para o dia a dia das escolas.

Natália Bezerra Mota.JPG

Patricia Alejandra Behar

Sobre a palestrante

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (DT/Cnpq), nível I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: modelos e arquiteturas pedagógicas para EAD, competências em EAD, recomendação pedagógica em EAD, desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), produção e avaliação de materiais educacionais digitais, formação de professores em AVA. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED). Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataformas de EAD da UFRGS. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009, COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013, RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019 e COMPETÊNCIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: DO CONCEITO À PRÁTICA. Artesanato Educacional: SP, 2022. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação, desde 2016.

Patricia Alejandra Behar.jpeg
Sergio Gomes da Silva.jpg

Sergio Gomes da Silva

Sobre o palestrante

Sérgio Gomes da Silva é cientista brasileiro que investiga os mecanismos neurobiológicos e os benefícios comportamentais da vida ativa e saudável. É doutor em Neurologia e Neurociências pela UNIFESP e pesquisador associado da Rede CpE. Coordena o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Cristiano Varella e a Revista Científica da FAMINAS.

Waleska Karinne Soares Coutinho Souto

Sobre a palestrante

Pedagoga, doutoranda e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Realiza pesquisas nas áreas de educação inclusiva, superdotação e necessidades educacionais especiais.

Waleska Karinne Soares Coutinho Souto.jpg