top of page

PROGRAMAÇÃO INTEGRADA AO MUSEU DO AMANHÃ

Brincar é Ciência
(30 de novembro - sábado das 11h às 12h)

Curiosar, conviver e experienciar são algumas das ferramentas básicas para o desenvolvimento humano. Por isso, o Museu do Amanhã apresenta uma programação especial para todas as idades com o intuito de evidenciar a importância das relações, dos espaços de convivência e do brincar como ferramenta de curiosidade e de experimentação do mundo. 20 vagas + acompanhantes, idade mínima 9 anos.

Nesta edição especial, a Rede CpE oferecerá a oficina Gramaticoteca - criatividade e expressividade em língua portuguesa. Esta oficina busca proporcionar vivências e reflexões sobre saberes linguísticos implícitos e explícitos, advindos de conhecimentos biológicos e culturais, especialmente por meio da explicitação de padrões invisíveis que organizam a língua portuguesa e do estímulo lúdico ao seu uso criativo.

 

Por meio de artefatos concretos, coloridos e manipuláveis, o público será convidado a interagir com os objetos que compõem a Gramaticoteca, para despertar suas intuições, exercitar o reconhecimento de padrões linguísticos, estimular a compreensão de fenômenos gramaticais, além de experimentar e criar outras formas de representação concreta do idioma, textos e poemas.

 

A exposição é fundamentada na Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017) uma proposta inovadora para o ensino de línguas, que congrega conceitos advindos da linguística moderna, da psicologia cognitiva e das neurociências e que tem se materializado na sala de aula por meio do projeto Gramaticoteca, entre outras ações acadêmicas, e de formação de professores no Brasil e vários outros países. (esta atividade envolverá um grupo de 20 crianças, acompanhadas de seus responsáveis)

 

Pesquisadora responsável pela oficina: Eloísa Pilati (UnB/ Rede CpE)

 

Mostra de vídeos do Prêmio CpE

Acontecerá no Foyer durante os três dias o Encontro.

Os participantes do Encontro e os visitantes do Museu do Amanhã poderão conhecer os vídeos premiados nas duas edições do Prêmio CpE na Sala de Aula, que aconteceram em 2021 e 2023.

 

Os vídeos apresentam relatos de práticas de sala de aula realizadas em diferentes regiões do Brasil. A primeira edição do Prêmio teve como temas norteadores: experiências remotas de ensino e aprendizagem que podem permanecer após a pandemia; propostas para recuperar as perdas de aprendizagem após a pandemia e medidas para mitigar os prejuízos sociais, físicos e mentais de professores e alunos após a pandemia.

 

Já os temas premiados na segunda edição do Prêmio incluíram: meninas em STEM, interação entre a escola e a comunidade e diversidade e inclusão social na escola.

 

Trilhar os Amanhãs Temáticos

30 de novembro, às 10h e 11h

Serão oferecidas aos participantes do Encontro e visitantes do Museu duas visitas guiadas por educadores especializados no tema específico do evento - Ciência para Educação. Os temas das trilhas incluirão: "Por Práticas Pedagógicas Baseadas na Ciência", "Novas Tecnologias Educacionais" e " Desenvolvimento e Educação ao Longo da Vida".

 

Os interessados farão inscrição prévia no site do VII Encontro. Cada grupo poderá ter até 80 participantes.

bottom of page