top of page

PROGRAMAÇÃO INTEGRADA AO MUSEU DO AMANHÃ

Brincar é Ciência
(30 de novembro - sábado das 10h às 11h)

Curiosar, conviver e experienciar são algumas das ferramentas básicas para o desenvolvimento humano. Por isso, o Museu do Amanhã apresenta uma programação especial para todas as idades com o intuito de evidenciar a importância das relações, dos espaços de convivência e do brincar como ferramenta de curiosidade e de experimentação do mundo. 20 vagas + acompanhantes, idade mínima 9 anos.

Nesta edição especial, a Rede CpE oferecerá a oficina Gramaticoteca - criatividade e expressividade em língua portuguesa. Esta oficina busca proporcionar vivências e reflexões sobre saberes linguísticos implícitos e explícitos, advindos de conhecimentos biológicos e culturais, especialmente por meio da explicitação de padrões invisíveis que organizam a língua portuguesa e do estímulo lúdico ao seu uso criativo.

 

Por meio de artefatos concretos, coloridos e manipuláveis, o público será convidado a interagir com os objetos que compõem a Gramaticoteca, para despertar suas intuições, exercitar o reconhecimento de padrões linguísticos, estimular a compreensão de fenômenos gramaticais, além de experimentar e criar outras formas de representação concreta do idioma, textos e poemas.

 

A exposição é fundamentada na Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017) uma proposta inovadora para o ensino de línguas, que congrega conceitos advindos da linguística moderna, da psicologia cognitiva e das neurociências e que tem se materializado na sala de aula por meio do projeto Gramaticoteca, entre outras ações acadêmicas, e de formação de professores no Brasil e vários outros países. (esta atividade envolverá um grupo de 20 crianças, acompanhadas de seus responsáveis)

 

Pesquisadora responsável pela oficina: Eloísa Pilati (UnB/ Rede CpE)

 

Mostra de vídeos do Prêmio CpE

Acontecerá no Foyer durante os três dias o Encontro.

Os participantes do Encontro e os visitantes do Museu do Amanhã poderão conhecer os vídeos premiados nas duas edições do Prêmio CpE na Sala de Aula, que aconteceram em 2021 e 2023.

 

Os vídeos apresentam relatos de práticas de sala de aula realizadas em diferentes regiões do Brasil. A primeira edição do Prêmio teve como temas norteadores: experiências remotas de ensino e aprendizagem que podem permanecer após a pandemia; propostas para recuperar as perdas de aprendizagem após a pandemia e medidas para mitigar os prejuízos sociais, físicos e mentais de professores e alunos após a pandemia.

 

Já os temas premiados na segunda edição do Prêmio incluíram: meninas em STEM, interação entre a escola e a comunidade e diversidade e inclusão social na escola.

 

Trilhar os Amanhãs Temáticos

30 de novembro, às 10h e 11h

Serão oferecidas aos participantes do Encontro e visitantes do Museu duas visitas guiadas por educadores especializados no tema específico do evento - Ciência para Educação. Os temas das trilhas incluirão: "Por Práticas Pedagógicas Baseadas na Ciência", "Novas Tecnologias Educacionais" e " Desenvolvimento e Educação ao Longo da Vida".

 

Os interessados farão inscrição prévia no site do VII Encontro. Cada grupo poderá ter até 80 participantes.

VII Encontro Anual da Rede CpE
III Simpósio Satélite da Cátedra UNESCO de Ciência para Educação

bottom of page